O que Coaching?

Processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, “treinador”.

Um Coach apoia e auxilia através de perguntas e técnicas poderosas seu coachee (cliente) a sair do estado atual para o estado desejado. O processo é conduzido através de sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e, a cada encontro, o coach apresenta tarefas, definidas em conjunto com seu cliente, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro de seu prazo pré-determinado.

O que Mentoring?

Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras.

Embora também possam ter um viés mais pessoal, esses ensinamentos vão ser focados na vida profissional do mentorado, ajudando-o com as principais dificuldades e barreiras que possam estar atrapalhando o seu sucesso. Isso faz com que essa metodologia seja aplicada principalmente em casos mais específicos, diferenciando-se do Coaching que tem uma abordagem mais ampla e abrangente.

Coaching e Mentoring

Essas duas modalidades possuem características e qualidades bastante distintas. Por isso, combiná-las muitas vezes é a melhor forma de conseguir os melhores resultados. Um profissional que domine as competências de Coaching e Mentoring terá todas as armas ao seu alcance para conseguir trazer à tona o melhor do seu aluno.

O domínio das duas abordagens permite que o Coach/Mentor consiga fazer com que o coachee/mentorado encontre as respostas com maior facilidade, já que ele já passou pelas mesmas situações que o seu pupilo.

Nosso diferencial como coaches e mentores vem de nossa maneira de ver o mundo e nossa metodologia. A primeira baseada em três filosofias:

O Humanismo de Karl Rogers, que parte da premissa de que todos nós temos um potencial dentro à espera de ser revelada e que devemos colocar a serviço de atingir os nossos objetivos, sempre no respeito pela liberdade e consciência individual das pessoas. O coachee é respeitado com suas experiências e aprendizado e somente a partir de suas `construções` internas é que o aconselhador o auxilia na busca de insights que o libera para novas escolhas.

A Psicologia Positiva agrega ao clássico papel curativo da Psicologia convencional, também um caráter preventivo, essencial quando pensamos em qualidade de vida e no desenvolvimento pleno do potencial humano. Esta propõe a mudança pessoal pela busca e intervenções de emoções positivas e o seu impacto no desempenho. O trabalho de Coaching é realizado a partir das forças pessoais, baseado também nos conceitos de Flow e Peak Performance.

O Psicodrama, que se baseia na possibilidade de transformar a ação por meio de sua reflexão. A ação conectada ao pensar e ao sentir facilita viver os papéis e potencializa o Ser Humano nas suas relações consigo mesmo e com os outros. Ajuda o Coachee a perceber como as pessoas agem nas diferentes situações e identificar padrões de resposta, a detectar e potencializar as dinâmicas intra e interpessoais e desenvolver novas respostas adequadas, criativas e espontâneas. Propõe o desbloqueio e o desenvolvimento do indivíduo para atuar adequadamente diante de novas situações e, ter possibilidade de dar respostas novas a conhecidas situações

A partir destas visões de mundo e dos conhecimentos mais atuais sobre Coaching desenvolvemos a nossa metodologia do Coaching com Psicodrama, que ensinamos em um de nossos cursos e foi exposta em nosso livro de mesmo nome.